Pré Projeto RESIDUOS SOLIDOS
BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM SAÚDE
PROJETO PRELIMINAR DE INVESTIGAÇÃO ACERCA DA SUSTENTABILIDADE NO CCS
SANTO ANTONIO DE JESUS
2015
LARISSA DALTRO COSTA
LUCAS ANDRÉ
LUCAS BULHÕES
LUCAS FARIAS
MARIA LUIZA CAMURUGI MACEDO
MÁRCIO MOREIRA CAJAHIBA JÚNIOR
MÔNICA ANDRESSA DA SILVA DE FREITAS
RAFAEL CÉSAR MENEZES QUEIROZ
VICTOR RODRIGUES DE OLIVEIRA
PROJETO PRELIMINAR DE INVESTIGAÇÃO ACERCA DA SUSTENTABILIDADE NO CCS
Pré projeto apresentado a Universidade do
Recôncavo da Bahia - UFRB, como requisito parcial para avaliação do componente curricular Universidade, Sociedade e Ambiente, ministrada pelo professor Fábio Santos Oliveira, do curso de graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Saúde.
SANTO ANTONIO DE JESUS-BA
2015
INTRODUÇÃO
O desenvolvimento econômico, o crescimento populacional, a urbanização e a revolução tecnológica tem influenciado diretamente no estilo de vida, bem como nos modos de produção e consumo da sociedade contemporânea, desencadeando um ciclo constante e desenfreado no aumento da produçao de resíduos sólidos. Dessa forma, a produção, manipulação e destinação desses resíduos de forma inadequada, ocasionam sérios impactos/danos socioambientais, tais como a erosão do solo, comprometimento dos aquíferos e lençóis freáticos, intensificação das enchentes, proliferação de doenças infectocontagiosas, dentre outros.
Nesse sentido, verifica-se que a relação entre resíduos e problemas/danos/impactos ambientais é mais evidente no campo dos resíduos solídos, visto que o grau de dispersão dos mesmos é bem menor do que os dos resíduos líguidos e gasosos. Porém, apesar dessa relacao conflituosa com o meio ambiente e sociedade, os residuos solidos apresentam caracteristicas que os diferem do lixo, por possuir um valor economico que estimula o reaproveitamento, se for bem gerenciado.
Nessa perspectiva, os objetivos das novas prioridades da gestao dos residuos solidos, implicam numa evolução radical nos