Projeto Relat Rio
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS
ALEXANDRE SABÓIA
ISABELA LEITE
HULLY LORENA
AMANDA HERCULANO op RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA A OBRADE CONSTRUÇÃO DO
EDIFÍCIO RESIDENCIAL LIÉGE.
MONTEIRO – PB
2013
Sumário
Introdução 3
Desenvolvimento 4
Conclusão 7
Introdução
A visita técnica realizada no dia 23 de Janeiro de 2013, das 10h às 12h, ao canteiro de obra da construção do Edifício Residencial Liège em João Pessoa na Paraíba pelos alunos do segundo período do curso Superior em Tecnologia da Construção de Edifícios do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba Campus Monteiro como objetivo principal analisar na prática um dos tipos de fundação estudado em classe. A visita foi acompanhada pelo professor da disciplina Mecânica dos Solos Walter L. de Barro Ribeiro. A visita tinha também como objetivo de inserir um contato dos alunos com a área do profissional já formado.
Desenvolvimento
Na visitação a obra de construção do Edifício Residencial Liège foi exigida o uso de equipamento de EPI tais como: Capacete Segurança, Calçados fechados e Calça Comprida. A obrigatoriedade desses Equipamentos de Proteção Individual foi para evitar maiores danos em eventuais acidentes.
A obra conta 20 operários ativos divididos em suas funções. O responsável por supervisionar a obra é a engenheira Suênia. A obra conta também com ajuda do assistente civil chamado de Pedro e o Mestre de obra chamado de João.
No Brasil, esse edifício é o mais alto em execução e terá 51 andas com aproximadamente de 183 metros de altura, uma área de 4.221,09 metros quadrados. A entrega da obra está prevista para 2016.
Quantos aos trabalhos realizados na construção do Edifício Residencial Liège estão sendo executada a fase de fundação da obra. Fundação é o conjunto formado pelo elemento estrutural mais o maciço, projetado para suportar