pavimento rigido
Pavimento é a estrutura construída sobre a terraplanagem de um terreno. Os pavimentos são classificados em dois tipos de acordo com a forma de distribuição de tensões: Pavimentos flexíveis e pavimentos rígidos.
Pavimentos flexíveis: são compostos por várias camadas que devem trabalhar em conjunto, cada uma delas absorvendo parte das solicitações impostas e transmitindo o restante às camadas localizadas em níveis inferiores.
Pavimentos rígidos: são constituídos basicamente por uma placa de concreto que praticamente absorve toda a solicitação, distribuindo-a em uma grande área. Ao chegar ao subleito, a carga encontra-se suficientemente amortecida.
Os pavimentos rígidos de concreto há muito estudados e utilizados em outros países, vêm ganhando força no Brasil, mesmo que de forma discreta e concentrada em grandes centros. Iremos nos aprofundar sobre esse tipo de pavimento no decorrer deste trabalho.
Pavimentos Rígidos
São aqueles cujo revestimento é constituído de placas de concreto de cimento Portland rejuntadas entre si. Essas placas se caracterizam por:
Alta rigidez;
Alta resistência;
Pequenas espessuras, definidas em função da resistência à flexão;
No caso dos pavimentos rígidos, o coeficiente de recalque da camada em que se apoia o pavimento tem influência decisiva nas tensões que se desenvolvem no concreto sob a ação das cargas aplicadas pelo tráfego de veículos. O coeficiente de recalque é a medida da rigidez do terreno, sendo definido como a pressão em Kgf/cm2 aplicada ao terreno capaz de produzir um recalque de 1 cm.
Seção Transversal Típica de um Pavimento Rígido:
Fonte: SOUZA, M.L. Pavimentação rodoviária. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Ed., 1980.
Principal fator de projeto: resistência à tração das placas de concreto de cimento Portland.
A sub-base pode ser flexível ou semi-rígida e serve para controlar o bombeamento de finos, a expansão e a contração do subleito. Possui também função