An Lise Do Filme Chocolate
O filme conta a história de Vienne, mãe solteira que se muda para um pequeno vilarejo na França. Ao chegar, decide abrir uma loja de chocolates em frente à igreja em plena Quaresma, ganhando pra si a inimizade e perseguição do prefeito local, que conduz toda a pequena cidade a viver sob rígidas regras morais e religiosas.
O filme Chocolate nos permite fazer uma reflexão da relação do indivíduo com a sociedade em que vive, a partir do Método Sociológico de Emile Durkheim pois para ele o objetivo de sua análise é baseado no conceito do indivíduo inserido no contexto de uma realidade social objetiva, dentro de uma coletividade, onde fatores coercitivos levam o indivíduo, desde cedo, a moldar-se segundo as regras sociais do grupo à qual pertence.
No filme, a protagonista (Vienne), chega ao pequeno vilarejo e possuindo um comportamento diferente de quase todos da cidade, faz com que os conflitos surjam, ameaçando o equilíbrio e a aparente tranquilidade de seus moradores. Caracterizando o que seria na análise de Durkheim, uma forma de solidariedade mecânica, pois nela estão os tipos sociais vivendo de forma muito semelhante, onde as individualidades não se destacam, possuindo por exemplo os mesmos hábitos de vestir (roupas sóbrias) as mesmas crenças religiosas (todos devem ir a Igreja) com os mesmos valores morais já previamente estabelecidos. Com a sua atitude de abrir uma loja de chocolates em plena Quaresma, somado ao fato de ser mãe solteira, ateia, vestir roupas coloridas, isto é, numa clara contra posição ao que é regra naquela sociedade, sofre coerção por parte da figura do Conde. O Conde é a figura coercitiva de que trata Durkheim, pois é ele que todo o tempo, vigia e reprime, quando julga perder o controle da cidade e de si próprio, para que se mantenha uma convivência aparentemente harmônica nesta comunidade. A coerção de que trata Durkheim é marcada pela submissão as normas da sociedade e que figura com mais força nas sociedades do