Pavimento Rigido
O principal requisito exigido para esse concreto é a resistência à tração na flexão e ao desgaste superficial. A composição dos agregados e da consistência do concreto são compatibilizados ao processo de lançamento que usa máquinas vibro-acabadoras. Não é bombeável.
Aplicações
É utilizado na pavimentação de vias públicas (ruas, avenidas, canaletas exclusivas para ônibus urbanos), pisos para taxiamento de aeronaves em aeroportos, pavimentação de portos, pisos para depósito de contêineres e áreas externas onde há grande movimentação de mercadorias e veículos de carga.
Vantagens
Maior durabilidade que o pavimento flexível de concreto asfáltico;
Não se deforma com o tempo de uso, diferenciando-se do pavimento flexível;
Redução dos custos de manutenção;
Maior refração da luz e maior economia na iluminação das vias públicas.
Concreto para Pavimento Rígido
Em um país de dimensões continentais, onde o transporte rodoviário é a principal via para a movimentação de todas as espécies de cargas, investir na malha viária é fundamental para quem quer seguir no caminho do progresso, sem correr o risco de acidentes. Os pavimentos rígidos de concreto há muito estudados e utilizados em outros países, vêm ganhando força no Brasil, mesmo que de forma discreta e concentrada em grandes centros.
Existem várias características que tem feito crescer a opção pelo pavimento rígido, entre elas destacamos: Resistência, durabilidade, menor custo de manutenção, economia em iluminação pública, menor risco de acidentes, menor temperatura superficial, entre outras. Além da crescente aplicação nas estradas, sua utilização é fundamental na reforma ou construção de pistas de aeroportos, nos corredores de ônibus e em grandes avenidas das cidades. A tecnologia do concreto oferece um amplo leque de opções, para atender aos requisitos básicos de cada obra, como é o caso do atual desenvolvimento do whitetopping. Neste processo