Relat Rio Projeto Tamar
Professor Salomão Pinho
Data: 01/12/2014
Disciplina: Biologia Aplicada
Turno: Matutino
Relatório sobre Visita ao Projeto Tamar
Na segunda feira do dia 17 de novembro de 2014 a turma de Biologia Aplicada a qual eu pertenço, realizou uma visita ao Centro de Visitantes do Projeto Tamar localizado em Arembepe que fica no município de Camaçari-BA, a cerca de 40km ao norte de Salvador (25 km antes da Praia do Forte), através da BA-092, conhecida como Estrada do Côco. Trata-se de um lugar mágico, belo e de natureza rica que ficou famoso em todo o mundo nos anos 70, tempo da paz e do amor, tempo do movimento hippie. O Centro de Visitantes foi criado em 1992, junto com a base de pesquisa, numa área de 6mil m², desapropriada pela Prefeitura de Camaçari e localizada ao lado da Aldeia Hippie.
Este Centro de Visitantes tem uma importância singular para a divulgação do Projeto, pois a maior parte dos visitantes é formada pela população residente na região metropolitana de Salvador – área que concentra a maioria das desovas presentes no litoral norte baiano. Recebe aproximadamente três mil visitantes por mês, com destaque para os estudantes das escolas de Salvador e da região. Localizado nessa região litorânea têm um potencial turístico, e funcionam como núcleos de sensibilização e educação ambiental, além de oferecerem lazer, entretenimento e serviços. Junto com as lojas são estruturas fundamentais de geração local de emprego e renda, arrecadam recursos para as ações de conservação das tartarugas marinhas e são importantes meios de comunicação com a sociedade.
O Tamar tem a missão de proteger as tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, 5 das 7 espécies de tartarugas que ocorrem no mundo, dentre elas a Tartaruga-cabeçuda, Tartaruga-oliva, Tartaruga-verde, Tartaruga-de-couro e Tartaruga-de-pente. Com o tempo, porém, tornou-se evidente que o trabalho não poderia ficar restrito às tartarugas, pois uma das chaves para o sucesso desta missão seria o apoio