Trabalho Suicidio
STELA MARIS CANESTRARO
TRABALHO SOBRE SUICÍDIO
CURITBA
2015
STELA MARIS CANESTRARO
TRABALHO SOBRE SUICÍDIO
Trabalho apresentado à disciplina de Seminário Interdisciplinar II, do curso de Graduação em Psicologia das Faculdades FACEL.
Orientador (a): Professor Allan Mhor.
CURITIBA
2015
Sumário
INTRODUÇÃO 4
SUICÍDIO 4
A ANGÚSTIA E O SUICÍDIO SOB O OLHAR DA PSICANÁLISE 5
CONCLUSÃO 6
BIBLIOGRAFIA 7
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é conceituar a palavra suicídio, relatar alguns motivos que levam as pessoas á cometer suicídio, demonstrando que na maioria dos casos o suicídio está relacionado a doenças graves e as questões sociais. Serão Abordadas também as possíveis intervenções de um suicídio.
SUICÍDIO
A palavra suicídio tem como significado ação ou efeito de suicidar-se; ruina ou desgraça, procurada espontaneamente ou por falta de juízo (Polito, 2004). Não há como determinar com precisão a existência de uma causa para o suicídio, trata-se de um fenômeno que culmina de uma serie de fatores, sendo eles de ordem ambiental, cultural, biológica, psicológica, politica, juntando ainda a subjetividade do sujeito (Daolio & Silva, 2009). Ao falar de suicídio estamos falando da destrutividade do ser humano, a qual também afeta os familiares, amigos, etc. O suicídio completa-se com outras formas de destruições sociais, tais como, doenças (câncer, AIDS etc.), álcool, drogas, desemprego, etc. Durkhein citado em Angerami – Camon, et al, 2006. Isso não significa que o suicídio não seja um ato pessoal, uma ação do indivíduo, mas que o social é um agente contribuinte para a maioria dessas ações. Em nossa sociedade o suicídio tem aceitação apenas em casos de doenças graves, visto que esse iria morrer a qualquer momento mesmo, já suicídios de pessoas com problemas emocionais ou doenças que não podem ser vistas não são aceitos. Ou seja, é como se o suicídio fosse