Projeto Qualidade de Vida no trabalho
São José do Rio Preto - SP
2013
SUMÁRIO
MÉTODO 7
Participantes 7
Instrumentos 7
Aparatos de Pesquisa 7
REFERÊNCIAS 16
INTRODUÇÃO
“A Qualidade de seu trabalho tem tudo a ver com a qualidade de sua Vida.” Orison Swett Marden
Na imprensa, nos livros especializados em gestão empresarial, nos congressos, nos seminários, os termos Qualidade e Participação são uma constante. Poucos, entretanto, são os que tratam de forma precisa das implicações da qualidade de vida no trabalho, oferecida pelas empresas; da repercussão nos níveis de satisfação dos empregados, e dos seus efeitos na participação deles (FERNANDES, 1996).
O objetivo desse trabalho é demonstrar, a partir da percepção do gestor da empresa pesquisada, a importância da Qualidade de Vida no Trabalho e o conhecimento de estratégias utilizadas para o crescimento da produtividade por meio do aumento do grau de satisfação da empresa e dos empregados. Sob o ponto de vista prático, servirá de base para um maior conhecimento sobre a elaboração e implementação de um Programa de Qualidade de Vida no Trabalho em empresas, contribuindo para a formação acadêmica, o que é um fator importante para justificar essa pesquisa. Entre os modos de avaliação, será utilizado como base o Modelo de Walton, relacionando os dados colhidos à Qualidade de Vida no Trabalho e aos ganhos de produtividade.
Revisão de literatura:
Nos últimos anos a Qualidade de Vida no Trabalho tem ocupado cada vez mais espaço nas empresas, inicialmente nos aspectos da saúde e da legislação evoluindo para a qualidade pessoal, qualificações profissional e cultural, planejamento, trabalho voluntário e cidadania; essas atividades exigem novas competências, passando a ser denominada de G-QVT Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho.
Depois de muitas reestruturações e reorganizações os gestores parecem reconhecer a importância da força de trabalho para obter vantagem