Projeto profissional do serviço social
Possibilidades de eventual exercício autônomo.
AS é trabalhador assalariado inscrito nas esferas governamental, empresarial, em ONGs e entidades filantrópicas. É constituída – entre RELATIVA AUTONOMIA os limites dessas condições – e se Vende a sua FT especializada em troca de materializa na um salário. consecução de suas O empregador possui o direito de consumir a FT do ações e formas de AS durante uma jornada, segundo diretrizes, execução de seu políticas, objetivos e recursos da entidade trabalho empregadora.
decorre da natureza da especialização deste trabalho Junto aos indivíduos e não às coisas inertes.
Predominância da ação deste trabalho no campo político-ideológico no exercício da funções de controle social e da difusão de ideologias oficiais ou não junto às classes subalternas.
Interferência na reprodução material e social da força de trabalho
ESSE MESMO TRABALHO PODE TER O SEU SENTIDO DIRECIONADO PARA OS RUMOS VOLTADOS À EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS SOCIAIS, À CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA CULTURA DO PÚBLICO E AO EXERCÍCIO DE PRÁTICAS DEMOCRÁTICAS.
Permite a neutralização da alienação da atividade, envolvida no trabalho assalariado, para quem o realiza, permitindo que o profissional se afirme como sujeito que luta por atribuir uma direção social ao seu trabalho.
Matéria-prima e base fundante do trabalho do AS vão se transformando com a contemporaneidade, devido a retração do Estado e suas políticas setoriais. Há uma elevação da população sobrante, o conhecimento do pauperismo e da violência Necessário o acompanhamento e da pesquisa para o desvelamento da realidade societária que subsidiam o exercício profissional.
INTERNOS O arcabouço teórico-metodológico os recursos técnicoprofissionais e intelectuais, obtidos pela formação especializada que devem ser permanentemente atualizados,