Projeto ppp
Suelen da Silva Prado
Juiz de Fora
2013
A Gestão Democrática do
Projeto Politico Pedagógico na Escola Publica de Educação Básica
As escolas de educação básica devem adotar um modelo de gestão democrática, o Projeto Politico Pedagógico é um instrumento propicio para que a gestão democrática participativa na escola funcione.
As escolas de educação básica devem adotar o modelo de gestão democrática tendo como principio fundamental a participação segundo o artigo 14 da LDB.
A elaboração do PPP traduz-se na estratégia para efetivação dos princípios e fins da educação nacional.
Após pronto o PPP não deve ser esquecido, ele é um instrumento que deve ser vivenciado por toda a escola e em todos os momentos.
Paro afirma que quando se trata da participação de pais, alunos, educadores e funcionários da escola essa participação acaba sendo considerada uma utopia.
Mas Paro garante que com muito trabalho e empenho a participação pode sim ser alcançada a partir de um consenso nas ações a serem tomadas.
Quebrando as barreiras da participação conquista-se a autonomia tão almejada pela escola.
Para que a gestão democrática se firme na escola é necessário que haja um dialogo franco e aberto dentro do espaço escolar sem que existam as disputas politicas e a busca de poder.
O PPP é imprescindível para que cada unidade escolar exponha suas dificuldades e potencialidades, discuta os problemas e procure soluções que estejam dentro de sua realidade.
Embora a participação democrática já tenha sido incorporada teoricamente por uma grande parte dos profissionais da educação ainda não se constitui uma práxis.
Conclui-se que no cotidiano escolar não há o desenvolvimento de uma cultura que compreenda o PPP como uma oportunidade de pensar coletivamente no que se vai fazer, nas atitudes a serem tomadas em cada momento.
No presente estudo deixa-se claro que o que se viu