ppp - projeto politico
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE RONDONÓPOLIS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
CURSO DE PEDAGOGIA
PROJETO POLÍTICO PEDÁGOGICO DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELISABETH DE FREITAS MAGALHÃES
RONDONÓPOLIS
MARÇO-2013
FILOSOFIA DA ESCOLA.
A Escola Estadual Professora Elisabeth de Freitas Magalhães tem como filosofia favorecer o desenvolvimento coordenado nos planos físicos, psíquicos e cognitivos estimulando a integração da criança e do jovem ao meio ambiente, envolvendo no processo de ensino e aprendizagem através do seu potencial de descobertas. Criatividade e habilidade como ser pensante, dando ferramentas que lê propicie a ser um cidadão critico e atuante socialmente.
A Escola Estadual Professora Elisabeth de Freitas Magalhães, ver o educador como pessoa e profissional que aprende situado no processo educativo em duas perspectivas, uma que propõe o dialogo permanente, do educador com os educandos, priorizando de forma dialética, os atos de ensinar e aprender. Aprendizagem constitui o próprio ato de viver, não podendo ser aprisionada a espaços e tempos retificados. O educador nunca deixa de aprender, e os educandos têm muito a ensinar. A outra, a que propõe o dialogo permanente, do professor com a sua própria construção como educador, mediada pelas relações educativas com seus parceiros, colegas, professores e autores.
Em ambas as perspectivas se coloca o entendimento do processo de formar continuamente, ato de desenvolvimento do educador, que se da sempre que este atenda as exigências do ato de ensinar. Como Freire, Fitizon, Prrenoud, entendemos que educar é tarefa que exige do educador múltiplas e diferenciadas competências.
Quanto ao principio de ensino, a escola Elizabeth, entende-se que o professor organizador do processo de ensino e aprendizagem deve orientar o aluno para um desenvolvimento global, para a autonomia responsável para a vida com qualidade e alegria, criando