Projeto Político Pedagógico
Tutor (a): Keila Carvalho Dos Santos Rêgo
Turma: Romero Brito
Atividade: 3
O Projeto político pedagógico vê a escola como um todo em sua perspectiva estratégica, não apenas em sua dimensão pedagógica. É uma ferramenta gerencial que auxilia a escola a definir suas prioridades, a converter as prioridades em metas educacionais e outras concretas, a decidir o que fazer para alcançar as metas de aprendizagem, a medir se os resultados foram atingidos e a avaliar o próprio desempenho.
O PPP define a identidade da escola e indica caminhos para ensinar com qualidade, com isso fica exposto para toda a escola ter acesso. Pois são metas não só para uma pessoa, mas para a escola.
De certa forma a instituição de ensino é descrita no projeto político pedagógico, com seus conceitos e parâmetros.
Assim auxiliando os professores como uma alternativa de caminho, para que consiga entrosar suas turmas com a escola e os familiares com as ideias para aquele ano.
Como citado “o PPP define a identidade da escola ”, mais precisamente ela define as metas, por isso o projeto tem que ser alterado anualmente.
Uma outra visão da escola podemos ter com a citação de Paulo Freire em seu Poema a Escola.
“ Escola é... o lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima. O diretor é gente, o coordenador é gente, o professor é gente, o aluno é gente, cada funcionário é gente. E a escola será cada vez melhor na medida em que cada um se comporte como colega, amigo, irmão. Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados”. Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir que não tem amizade a ninguém, nada de ser como tijolo que forma a parede, indiferente, frio, só. Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar, é também criar laços de amizade, é criar ambiente de camaradagem, é conviver, é se