Projeto Político Pedagógico
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 5 REFERÊNCIAS 6
1 INTRODUÇÃO
Educar é uma das atividades mais importantes exercidas na sociedade e em prol da mesma.
É também através da educação institucionalizada que vão se abrindo novos horizontes para cada pessoa – a educação possibilita ao indivíduo o desenvolvimento do próprio potencial. Nesta trama de relacionamentos entre professores, alunos, pais e toda a comunidade escolar, vão se dilatando e se abrindo leques com novas perspectivas e a criança vai interagindo com os demais entes desta rede e se desenvolve.
Neste cenário, vale ressaltar a importância do Projeto Político Pedagógico, que representa muito mais do que uma mera formalidade ou burocracia.
O PPP deve ser o instrumento de planejamento, direção, execução e controle das atividades, que devem ser pensadas-planejadas à nível micro e macro, considerando também o tempo – curto, médio e longo prazo – para que sejam maximizadas as possibilidades e a atividade educacional não seja reduzida à improvisação, e os desafios sejam superados, assim como as metas pré-estabelecidas sejam alcançadas.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 CONCEITO E FINALIDADE DO PPP
O Projeto Político Pedagógico é, conforme Silvia Regina de Campos Brito, o documento legal e político que define a identidade e a missão institucional – na verdade se trata do planejamento da atividade institucional e deve refletir o diálogo participativo, tendo como pano de fundo a otimização e o melhoramento da instituição e do processo, bem como da qualidade para toda a comunidade.
Deve funcionar como um “guia de percurso” e deve ser fruto do diálogo consciente, consequente e coletivo de todos os membros da comunidade escolar. O projeto pedagógico deve também possibilitar os ajustes que se fizerem necessários ao longo do percurso.
2.2