Projeto Político Pedagógico
Proporcionar uma referência comum entre os segmentos político, pastoral e pedagógico. Um dos objetivos consiste em definir princípios comuns para a ação educacional nas Unidades Curriculares, também sistematizar os princípios institucionais e criar estratégias para traduzi-los em ações afetivas.
Fazer com que todos os membros da comunidade envolvida na educação se tornem um canal de participação efetiva no processo educacional. E para finalizar, construir um instrumento sistemático e participativo de aprimoramento contínuo da prática educacional, propondo ou reafirmando políticas e estratégias.
Realidade da escola
Centralizar com amor à própria vida e a vida das comunidades em Jesus Cristo, como Maria. As comunidades atuam como espaços de fraternidade, simplicidade e vida evangélica, a serviço da missão.
Faz parte da realidade da escola abrir os espaços, com os leigos, aprofundando de maneira específica de Irmãos e Leigos na partilha de vida: espiritualidade, missão, formação... E nesse contexto amadurecer juntos Irmãos e Leigos, na busca da aproximação de crianças e jovens mais pobres e os excluídos, surgindo através desse principio, novos caminhos de educação, de evangelização e de solidariedade. Entretanto, a escola cria em todos os níveis, estrutura de animação e de governo que impulsionem a vitalidade do Instituto.
Atualmente a escola ressalta algumas atenções que devemos ter a partir da realidade que enfrenta. Por exemplo, O espírito de família e de fraternidade, como uma alternativa ao individualismo, a harmonia entre fé, cultura e vida, a abertura a todos, assim como o diálogo pluricultural e inter-religioso, a luta contra a pobreza e situações de injustiça, assim como a educação para a justiça, a paz e a solidariedade.
Vivemos em uma realidade escolar em que a tecnologia, o conhecimento e a informação têm valor central, em que os nossos valores tradicionais estão se perdendo enfrente uma “crise”, sem contar nos aspectos perversos da