Projeto politico pedagogico
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS - ICH
CURSO DE PEDAGOGIA
Projeto Político Pedagógico
Estudo de Caso
Nomes:
São Paulo
2012
Projeto Político Pedagógico- Estudo de Caso
Maria acaba de assumir a função de Coordenadora Pedagógica da Escola "X"
Quando solicita para a Direção o Projeto Político Pedagógico da Escola é informada que a escola não possui este documento.
1. O que é Projeto Político Pedagógico?
Toda escola tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, é o que dá forma e vida ao chamado projeto político-pedagógico - o famoso PPP. As próprias palavras que compõem o nome do documento dizem muito sobre ele:
- É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo.
- É político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir.
- É pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.
Ao juntar as três dimensões, o PPP ganha a força de um guia - aquele que indica a direção a seguir não apenas para gestores e professores mas também funcionários, alunos e famílias. Ele precisa ser completo o suficiente para não deixar dúvidas sobre essa rota e flexível o bastante para se adaptar às necessidades de aprendizagem dos alunos. 2. Como Maria deve fazer para iniciar este trabalho?
O primeiro passo para começar a planejar a elaboração do projeto político-pedagógico é mobilizar a comunidade escolar, analisar em que contexto a escola está inserida. Para assim, definir e explicitar com que tipo de sociedade a escola se compromete, que tipo de sujeitos ela buscará formar e qual a sua intencionalidade política, social, cultural e educativa. Esta assunção permite clarear os critérios