projeto politico pedagogico
Na comunidade primitiva havia uma divisão rudimentar do trabalho, onde era distribuída precocemente as tarefas pelo sexo e idade.
Aqueles que exerciam as funções de organizadores passaram a se apropriar dos bens que eram comuns da tribo, como instituir a propriedade privada
-Domesticação dos animais e emprego na agricultura.
- Uso de instrumento de trabalho.
-Surgimento de tecnologia na prodeção excedente.
-A transformação dos prisioneiros em escravos.
-O surgimento do administrador de prodeção.
A Educação na Antiguidade Oriental
Surgimento estado com um chefe supremo e uma equipe com autoridade. Os guerreiros escribas, sacerdotes e artistas.
- Consequência da divisão da classe:
A educação deixa de ter seus fins na estrutura e passa a ter o significado de dominio. -Civilização emergente: medas, persas, fenícios e os hebreus.
-Caracteristicas da antiga civilização:
Resistência a mudança, apego o passado, governo despóticos e teocrático tradicionalista e conservado.
A Escrita
Surge com o estado facilitando a manutenção da maquina estatal.
Existia uma escrita sagrada e outra profana, uma musica dos grandes e outra dos miseráveis, uma imortalidade para aqueles e uma mortalidade para estes, e, além disso, o desenho do corpo variava de acordo com a hierarquia social do retratado. Escrita do Egito : pictográfica - representava figuras com 600 sinais ultilizado pelos escribas em madeiras e papiros. Escrita na mesopotâmia : uniforme e pictográfica.
Escrita China : Ideográfica, sinais representando idéia com 25 caracteres. Saõ necessários 6 anos para aprender 3 mil ideogramas. A escrita, no entanto alcançou um poder de difusão muito maior quando os fenícios inventaram o alfabeto ou o aperfeiçoaram não se sabe ao certo. O alfabeto fenício serviu de base para o alfabeto grego. Esse deu origem ao alfabeto latino,