Projeto politico pedagogico
INSTITUTO AVANÇADO DE ENSINO SUPERIOR DE BARREIRAS–IAESB
CNPJ N.º 42.752.675/0001-37 – Inscrição Estadual Isento MANTENEDORA
Acadêmico: Antônio e Manoel
Curso: Educação Física E.F. 31N
Professor: Iara Xavier
Disciplina: Projetos Pedagógicos
Data: 27/04/2011
PROJETO POLÍTICO-PEDAGOGICO DA ESCOLA
A importância da construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico na escola como um documento é que ela reflete a realidade escolar, sendo que a escola tem autonomia para elaborá-lo, relacionando-o diretamente à identidade da instituição. Tendo em vista que a escola é constituída de diferentes segmentos, o Projeto Político-Pedagógico cumprirá o seu papel se for uma construção coletiva com o objetivo de melhorar a prática educativa. Procuramos ressaltar que a busca da participação da comunidade escolar é fundamental nesse processo, cujo caminho pode estar cheio de dificuldades, mas que pode, também, ser um momento propício para visualizar novas possibilidades e transformação da realidade.
É preciso entender o projeto político pedagógico da escola como um situar-se num horizonte de possibilidades na caminhada, no cotidiano, imprimindo uma direção que se deriva de resposta a um feixe de indagações tais como: que educação que se quer e que tipo de cidadão se deseja, para que projeto de sociedade? A direção se fará ao se entender e propor uma organização que se funda no entendimento compartilhado dos professores, dos alunos e demais interessados em educação.
O conceito de Projeto Político Pedagógico no sentido etimológico do termo projeto vem do latim projectu – particípio passado do verbo projicere, que significa lançar para diante. Plano, intento, desígnio, empresa, empreendimento. Redação provisória de lei. Plano geral de edificação.
O projeto busca um rumo, uma direção. É uma ação intencional, com sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente. Por isso todo projeto pedagógico de escola é,