Projeto politico pedagogico na educação infantil
A Educação Infantil é, talvez, uma das etapas escolares mais valorizadas pelos avanços da Ciência e das teorias pedagógicas nos últimos 20 anos.
Vem incorporando tais avanços, sem perder de vista os princípios e valores que sempre nortearam a Escola.
De forma geral, se caracteriza, por um lado, como uma Escola calorosa e afetiva, que compreende as diferenças e as necessidades individuais de cada criança. Por outro, oferece também todas as condições e os estímulos necessários ao desenvolvimento cognitivo e motor. Daí o sentido das inúmeras atividades de Artes, Música, Esportes,Culinária, Informática, entre tantas.
Alfabetização: Alfabetizar é muito mais do que ensinar as letras às crianças. É no processo de alfabetização que as crianças descortinam um universo novo de aprendizado, em uma experiência que marcará sua relação com o conhecimento. O prazer da leitura, a noção de conhecimento em construção, o sentido de individualidade do aprendizado, a valorização do saber - todas essas questões estão presentes no ambiente alfabetizador.
Alfabetizar significa também unir o jogo ao trabalho, fazer com que o aluno questione algo escrito. Deve-se permitir que a criança construa o sentido de cada atividade da alfabetização, valorizando o conhecimento que já traz de sua experiência de vida. Histórias, gibis, rótulos, outdoors, jogos, seus próprios nomes, ou seja, todos os instrumentos são válidos para abrir as portas do mundo da escrita.
Na Escola, o processo de letramento (termo mais abrangente que alfabetização) começa ainda no Maternal, quando as crianças têm os primeiros contatos sistematizados com o universo da escrita. Ao fim da Educação Infantil, os alunos já são capazes de escrever e ler frases completas, com desenvoltura.
Artes: Cada vez mais, o papel das Artes Plásticas na Educação Infantil. Ao criar, manipular materiais concretos, expressar sentimentos e tomar contato com manifestações artísticas, as crianças entram