projeto pintado Fran
Campus de Ciências Agrárias
Colegiado de zootecnia
Projeto Pintado
Aluna:Sharline Campos Rodrigues
Disciplina: Aquicultura I
Professor: José Fernando Bibiano de Melo
Introdução
O gênero Pseudoplatystoma compreende os maiores peixes da família Pimelodidae, da ordem dos Siluriformes, e esses podem ser encontrados nas principais bacias hidrográficas sul-americanas; regionalmente são conhecidos como “surubins” (Ramagosa et al., 2003). Sua distribuição inclui os maiores rios das bacias hidrográficas da América do Sul: o rio Paraná, Amazonas, Orinoco, São Francisco, entre outros (Burgess, 1989).
A espécie P. Coruscans (Agassiz, 1829), conhecida no vale do São Francisco como surubim,tem corpo alongado e roliço, com o flanco e o dorso cobertos por máculas arredondadas, que lhe conferem a denominação popular de pintado em algumas regiões (Britski et al., 1984). Não apresenta escamas, sendo revestido por pele espessa, com o primeiro raio das nadadeiras dorsal e peitorais precedidos por um acúleo.
É um peixe de hábito alimentar estritamente piscívoro (Marques, 1993), podendo alcançar mais de 100 kg (Fowler, 1951), sendo que as fêmeas crescem mais do que os machos. Essa espécie migratória parece percorrer grandes distâncias no período reprodutivo (Sato e Godinho, 2003).
No Brasil, os surubins são os peixes de água doce de maior valor comercial, considerados produtos nobres por apresentarem carne saborosa, com baixo teor de gordura e ausência de espinhas intramusculares, o que os tornam adequados aos mais variados preparos. Essas características atendem as preferências atuais e futuras do mercado de peixe e fazem da carne do surubim um produto com grandes possibilidades de exportação (Kubitza et al., 1998).
Dentre as 158 espécies de peixes registradas para a bacia (Britski et al., 1988), 115 são endêmicas (Godinho e Vieira, 1998) e 11 figuram entre as espécies ameaçadas de extinção no Brasil (Rosa e