projeto pic
PARECIDA PIRES
RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL
São Paulo
2012
UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES - CAMPUS LAPA
ANDRESSA MOURA DOS SANTOS VÍTOR
RGM 12121102125
FÁTIMA APARECIDA PIRES
RGM 12121101883
JAQUELINE DOS SANTOS BARBOSA
RGM 12121100102
LUANA PALOMA DE MELO
RGM 12121101535
RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL
São Paulo
2012
RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL
1. Introdução
1.1 Responsabilidade Social
Sustentabilidade é um tema presente nas empresas, sobretudo, quando se refere a responsabilidade social.
Mas afinal, o que é responsabilidade social?
De acordo com o Instituto Ethos, as empresas brasileiras vem tentando entender este conceito e incorporá-los à sua realidade, desenvolvendo projetos voltados para uma gestão social responsável, baseadas na ética e transparência. Apesar de ser positiva esta iniciativa, muitas se apresentam desconectadas da missão, deixando de expressar um compromisso efetivo para o desenvolvimento sustentável, associando responsabilidade social à ação social.
Para se compreender esta abordagem é necessário primeiro entender o conceito de desenvolvimento sustentável. A definição mais precisa foi criada em 1987, na comissão Brundtland, que o desenvolvimento sustentável é aquele que “satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de as futuras gerações satisfazerem suas próprias necessidades”. Já a sustentabilidade empresarial consiste em “assegurar o sucesso do negócio a longo prazo e ao mesmo tempo contribuir para o desenvolvimento econômico e social da comunidade, um meio ambiente saudável e uma sociedade estável”.
Com a sustentabilidade empresarial a empresa cresce e gera desenvolvimentos econômicos, contribuindo com a sociedade e a preservação do planeta.
Logo podemos dizer que responsabilidade social empresarial é o jeito ético