Sociedade
TECPUC.
TRABALHO SOBRE COMPROMISSO COM A EXCELÊNCIA TEMA: SOCIEDADE
CURITIBA, 05 DE NOVEMBRO DE 2014.
INTRODUÇÃO
Este critério trata das relações entre a organização e a sociedade na qual ela está inserida e influencia com seus produtos, serviços e processos para a geração destes produtos e serviços.
São tratados aspectos relativos à responsabilidade sócio-ambiental, à ética e ao desenvolvimento social.
A responsabilidade sócio-ambiental compreende o reconhecimento das questões ou aspectos que influenciam ou afetam as pessoas que compõem a comunidade, a responsabilidade social, e dos aspectos ou questões que afetam o ambiente, a responsabilidade ambiental, e das ações desenvolvidas pela organização para eliminar ou minorar estes aspectos ou questões.
Neste trabalho foi feito perguntas do critério 4, contento as questões a,b,c,d,e,f a uma organização Siderurgica.
SOCIEDADE
a) Como a organização identifica os aspectos e trata os impactos sociais e ambientais adversos de seus produtos, processos e instalações?
R: Infelizmente com pesquisas feitas em relação ao assunto ele vem intensificando impactos negativos para a sociedade e o meio ambiente. Esse crescimento está relacionado com uma estratégia de inserção na economia global que tem por base a exploração de recursos naturais e tecnologias poluentes degradantes. Essas características conformam um modelo de desenvolvimento socialmente injusto e ambientalmente insustentável, marcados por decisões que desprezam e externalizam os impactos sócio-ambientais negativos destas atividades. Siderurgia deve passar a fazer parte da agenda da justiça ambiental, uma vez que os complexos siderúrgicos não só criam sérios riscos para a saúde de trabalhadores e moradores do entorno das usinas, como