Projeto-PIBID-Interdisciplinar
INTRODUÇÃO
A escola é considerada um ambiente favorável para a formação de hábitos saudáveis e à construção de cidadania. Considerando essa afirmação, o projeto “Educação alimentar e sustentável para além dos muros da escola” teve como objetivo abordar questões importantes relacionadas à alimentação saudável e à sustentabilidade, através de oficinas para estudantes do ensino fundamental do Colégio Estadual Ruy Barbosa, situado no Bairro de Nazaré na cidade de Salvador, que é conhecido pela pobreza e violência. Sob a perspectiva interdisciplinar, foram executadas as primeiras oficinas, nas quais investigamos os hábitos alimentares dos alunos, e assim promovemos atividades que discussões e reflexões sobre o que é alimentação saudável e sustentável, contribuindo dessa forma para a formação de indivíduos que compreendam, problematizem e atuem na construção de propostas para a melhoria das condições de saúde e alimentação da comunidade escolar.
Cabe esclarecer que adotamos interdisciplinaridade também, porque são as bolsistas do PIBID Linguagens e Educação da Faculdade de Educação da UFBA que tem como proposta um ensino aprendizagem de Língua Materna nas aulas de Ciências na perspectiva do interacionista.
Com uma visão orientada pela interdisciplinaridade nesse relato é possível notar que em todas as etapas do projeto aqui apresentadas está dialogando com língua portuguesa e matemática apesar de não ser o nosso foco, mas as demandas dos alunos nos conduziu para essa área.
OBJETIVOS, QUESTÃO DE PESQUISA E RELEVÂNCIA DA PESQUISA
Concebendo a escola como um estabelecimento de grande influência na vida das crianças e adolescentes, acreditamos ser ela, o lugar ideal para se desenvolver ações de promoção à saúde, e o desenvolvimento de uma alimentação saudável e sustentável. Nesta perspectiva, o projeto “Educação alimentar e sustentável para além dos muros da escola” tem como objetivo proporcionar aos alunos e alunas uma das possibilidades