Matrizes
Matrizes Unidimensionais
Barreiras – BA
2014
Igor Ricardo Filgueira e Silva
Matrizes Unidimensionais
Trabalho apresenta à disciplina de Técnica de Programação do Professor Ricardo no 4º ano de informática “B” do colégio CETEP.
Barreiras – BA
2014
Matrizes Unidimensionais
Uma matriz unidimensional é um conjunto único de dados em memória de mesmo tipo, sendo este seguimento acessado através de um índice numérico de valor inteiro positivo.
Os valores aplicados aos itens do array podem ser repetidos ou não, ação no qual irá depender totalmente das necessidades da aplicação.
Um vetor que contenha cinco elementos, podemos acessar o primeiro elemento através do índice zero 0. O índice de um array inicia em zero.
Ordenação de Vetores
Vetor é uma estrutura de dados que serve para substituir várias variáveis. Para um problema pequeno onde desejo armazenar dois inteiros e tirar o MMC deles eu posso usar duas variáveis: n1 en2. Mas existem casos em que seria um número muito grande de variáveis (e em alguns deles nem sabemos ao certo, porque faremos uma alocação a partir de um número que o usuário pedir), por isso vetores são extremamente úteis.
Os algoritmos de ordenação tem como objetivo permutar uma sequência de forma que . A ordenação não precisa ser exatamente de um vetor, mas vetor é geralmente a estrutura que usamos para guardar uma lista de números para podermos ordená-los.
A ordenação dos vetores é importante, pois às vezes, a necessidade de ordenar informações é inerente a uma aplicação. Por exemplo, para preparar os extratos de clientes, os bancos precisam ordenar os cheques pelo número do cheque.
Os algoritmos freqüentemente usam a ordenação como uma sub-rotina chave. Por exemplo, um programa que apresenta objetos gráficos dispostos em camadas uns sobre os outros talvez tenha de