Projeto Pedagogico
A educação é um processo social sendo assim voltada para o interesse comum em coerência com a própria natureza da estrutura social de cada individuo. Devendo sempre levar em consideração as diferenças e a singularidade de cada um individualmente, sendo uma perspectiva humanizadora, deve ser, portanto num processo dialógico tendo como objetivo de fazer uma transformação social que combate a reprodução de um sistema excludente.
O principal objetivo da escola é possibilitar aos educando aquisição de saberes historicamente acumulados pela humanidade. O professor assume o papel de promovedor de ações educativas e sociais que viabilizam o ensino de aprendizado dos alunos, sendo um mediador da prática educativa escolar.
Diante da realidade, da tecnologia atual, situação econômica e cultural a escola precisa deixar de ser um agente transmissor de informação transformando-se num lugar de analises criticas e produção de informação, onde o conhecimento adquirido possibilite atribuições de significados as informações.
6 – DESENVOLVIMENTOS DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Muito tem sido discutido hoje sobre a formação de professores, em casa com a família, nas instituições sociais, rodas de amigos, passeatas de greve e em outros lugares, diversas críticas sobre salários e a preparação na formação docente. São questões que nós como futuros docentes temos de desmistificar e tentar responder dentro dos parâmetros da nossa realidade escolar. O Estágio Supervisionado proposto pelas instituições federais e estaduais tem proporcionado fazer análises para concluir sobre as questões impostas sobre a formação docente. Observar não vai garantir que haja uma formação concreta para responder questões de tamanha importância, mas é o primeiro passo a ser dado e segundo Freire (1997) é no processo de formação do professor que se deve exercitar refletir as críticas sobre as práticas; “È pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se