cronologia da fotografia
1826 – Joseph Nicéphore Niépce, inventor e litógrafo francês, obteve o os primeiros registros fotográficos através de um processo por ele denominado de heliogravura. A imagem era obtida pala fixação de uma chapa embebida de betume da Judéia no fundo de uma “câmara obscura”.
1839 – Louis Daguerre, ex-sócio de Niépce, desenvolve um processo de fixação de imagem, depois batizado de daguerreótipo, usando o iodeto de prata como o principal material fotossensível. É considerado o primeiro processo viável de produção da fotografia, pois resolveu o maior problema existente até o momento, que era a estabilidade da imagem final.
1839 – O inglês William H. Fox Talbot apresentou o primeiro sistema positivo/negativo realmente funcional. Ele denominou o processo de calotipia. O material reduziu consideravelmente o tempo de exposição para obtenção da fotografia.
1846 – Louis Menard criou uma substância, o colódio, que em 1850 foi usada pelo inglês Robert Bingham como emulsão fotográfica. O processo, denominado de “chapa úmida”, reduziu o tempo de exposição a incríveis 5 segundos, em boas condições de luminosidade. Esse processo deu origem, 10 anos mais tarde, ao “ambrótipo”, o grande avanço da fotografia na época.
1855 – Guerra da Criméia: primeiro conflito registrado em fotografia.
1856 – A Universidade de Londres inclui fotografia em seu currículo. Hannibal Smith patenteou um processo mais econômico e mais rápido ao qual denominou de ferrótipo, que, no lugar da chapa de vidro usada nos ambrótipos, empregava uma placa de metal escurecido, como suporte do colódio. Começam a surgir os primeiros “especialistas em fotografia”, que percorriam as cidades fotografando pessoas e eventos importantes. Ainda hoje existem muitos aficionados por esse processo, no mundo inteiro.
1861 – Início da Guerra Civil Americana, um marco na história do fotojornalismo
1888 – George Eastman, americano, lançou a Kodak, uma câmara fotográfica barata, leve e simples de