liderança
Liderança é um assunto importante na Bíblia e uma ocupação que devemos prezar. Foi Deus quem instituiu a liderança cristã. A Bíblia diz que Deus deu à Igreja apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres objetivando o “aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do Corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo. Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. Antes, seguindo a verdade em caridade, cresçamos em tudo naquele que é cabeça, Cristo”(Ef.4.11-15).
Líder cristão é a pessoa que Deus escolhe, capacita, e dirige para administrar a sua obra, isto é, igrejas e suas instituições, seu povo e seus “negócios” (Lc. 19.13).
Não existe o dom ministerial de líder. Existe a capacitação divina para liderar, o dom divino para liderança, mas não um “dom ministerial” de liderança. Isso porque o líder cristão pode ser obreiro ou não, uma vez que a liderança cristã é uma capacitação divina a um homem que Deus escolheu para uma determinada missão, podendo esse homem ser obreiro ou laico.
PROJETO DE ENSINO E APRENDIZAGEM-DISCIPULANDO VIDAS
O IDE IMPERATIVO DE JESUS
a) O líder cristão é um administrador. Daí, ele ser enérgico e tendente a ser duro, isso a partir de sua aparência. O líder tem de vigiar quanto a isso.
b) O líder cristão dinâmico. Moleza não é com ele; daí ele ser tendente a subestimar as pequenas causas e as pequenas coisas, quase sempre devido à pressa imposta pelo seu dinamismo. O líder também tem de vigiar quanto a isso.
c) O líder cristão é racionalista. Ele lida muito com a razão e não tanto com o coração. Por isso, a sua tendência a ser insensível em alguns momentos. Eis outro ponto sobre o qual o líder tem de