Projeto parque urbano
PARQUE MÃE BONIFÁCIA, CUIABÁ – MT.
Área de estudo
A cidade de Cuiabá deve sua origem à exploração do ouro nos rios da região no ínicio do século XVIII, se constituindo a partir das lavras, criando um traçado sem plano com ruas estreitas e tortuosas. A localização no interior do continente deixou a cidade durante muito tempo a margem do movimento capitalista realizado sobre a vida urbana, acontecendo de forma acelerada e desorganizada somente a partir das décadas de 1960\70. Atualmente a cidade de Cuiabá conta com aproximadamente 700 mil habitantes sendo um pólo das atividades econômicas da região através de suas indústrias e comércio. A macrozona urbana da cidade de Cuiabá, MT, com 252 km2, localizada no Centro Geodésico da América do Sul, está situada na zona intertropical do Planeta, com clima do tipo Aw, segundo a classificação de Köppen, identificado prioritariamente pela temperatura, apresentando duas estações bem definidas, uma seca, de abril a outubro, e outra chuvosa, de novembro a março, com médias entre 28 °C e 32 °C.
A pluviosidade média anual fica em torno de 1500 mm, concentrada na estação chuvosa. A concentração das chuvas produz na região grandes contrastes ao longo do ano nas superfícies vegetadas, apresentando nos períodos de secas, alto risco de queimadas, favorecendo uma modificação periódica espacial e temporal no albedo e na umidade do solo e, conseqüentemente, na variabilidade dos processos físicos da atmosfera da região. A cobertura vegetal da área urbana é constituída por remanescentes de cerrado e matas ciliares, formando um verdadeiro cinturão em torno da área urbana de Cuiabá.
Como forma de se preservar uma grande área de cerrado preservado da zona urbana da cidade, lugar outrora ocupado por um quilombo, foi criado em 2000 o primeiro parque urbano do estado do Mato Grosso, o Parque da Cidade Mãe Bonifácia. Segundo a lenda da região, Mãe Bonifácia era uma