Parque marinha do brasil
Alexsandra Coelho, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil
Resumo: Trata-se por analisar a construção do Parque Marinha do Brasil nos anos 1970, estabelecendo uma relação entre os planejamentos urbanos para a região na qual o Parque foi construído – a Praia de Belas, localizada na orla sul da cidade. A implantação do Parque Marinha do Brasil fez parte de um contexto específico de políticas urbanas em relação às áreas verdes da segunda metade do século XX, estando diretamente atrelada à história dos projetos para a orla sul de Porto Alegre, na medida em que, a intenção de estabelecer maior integração entre a cidade e a natureza nesse espaço específico se remete a períodos anteriores e motivou os planejamentos urbanos contemplando a região da Praia de Belas.
Palavras-chave: Parque Marinha do Brasil, Projeto do Parque Marinha do Brasil, Porto Alegre
1 INTRODUÇÃO
Porto Alegre inaugurou, em 1978, uma área verde de dimensões inéditas que propôs ser o parque metropolitano. Este foi o Parque Marinha do Brasil.
Organizado entre movimentos em prol de uma maior humanização da cidade, contrapondo-se à difusão do concreto. Os espaços de natureza mantiveram-se, portanto como referência de saúde e de bem-estar urbano reivindicados pela população. O Parque Marinha estava condicionado por fatores que remeteram a períodos anteriores a sua implantação, na medida em que estava inserido em um local que havia sido contemplado em planos urbanos desde 1914, a orla da Praia de Belas.
A região, que havia sido de interesse do poder público representado pelos planejadores urbanos, na medida em que estes vislumbraram as possibilidades urbanas inexploradas, as quais tiravam vantagem da vista direta ao Guaíba e de amplos espaços para a implantação de parques e jardins, foi projetada em todos os planos urbanos de 1914 aos anos 1970 para tornar-se um local no qual a cidade se integraria à natureza.