O Arquipélago dos abrolhos
É constituído por cinco ilhas, estando a trinta e seis milhas náuticas (aproximadamente setenta e dois quilômetros) da costa de Caravelas.
As cinco ilhas do arquipélago são:
1- Ilha Santa Bárbara (sob controle da Marinha do Brasil, onde está o farol);
2- Ilha Siriba;
3- Ilha Redonda;
4- Ilha Sueste;
5- Ilha Guarita.
As duas últimas (Sueste e Guarita) são áreas intangíveis, ou seja, o desembarque nestas ilhas é proibido.
As ilhas estão dispersas numa área total de 913 km², área que pertence ao Parque Abrolhos - Parque Nacional Marinho, estando sob o controle do ICMBio e com apoio da Marinha do Brasil.
Localização:
A cidade mais próxima da unidade é Caravelas, que fica a uma distância de 950 km da capital do estado, da qual o acesso pode ser feito através da BR-101. Daí, o acesso pode ser feito de Catamarã (o mais rápido faz o percurso em 2 horas), lancha (2,5 horas), de traineira (4 horas) ou de escuna (6 horas), partindo-se de Caravelas, que fica a 36 milhas náuticas do Parque.
Atrações:
Possui excelente área para mergulho autônomo e livre, pois as formações de corais abrigam grande diversidade de fauna marinha. Nas ilhas, a atração fica por conta das aves nidificando nas formações rochosas. O Parque é aberto todos os dias. Diversas embarcações oferecem passeio de um dia ou mais à unidade. A partir de julho, inicia-se a temporada das baleias jubarte.