Projeto para Berçário
Tempo Estimado: 15 dias1
JUSTIFICATIVA
Na faixa etária do berçário II as crianças encontram-se na fase das descobertas, do autoconhecimento, da exploração e percepção do espaço, possuindo uma forma própria de relacionar-se com os objetos, de expressar suas emoções e estabelecer relações com o corpo e o movimento.
Durante essa fase as práticas e ações com os bebês devem promover as experiências sensórias, expressivas, corporais que possibilitem ampla movimentação da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança assim adquirindo sua confiança e a participação nas atividades individuais e coletivas. Para Oliveira (2005) desde cedo as crianças se envolvem em interações interpretadas como trocas de mensagens, assim antes de construir uma lógica narrativa, elas constroem uma lógica na ação por meio de estratégias não verbais.
O educador deve conhecer não só as teorias sobre com cada criança reage e modifica sua forma de sentir, se comunicar, e construir coisas, mas também o potencial de aprendizagem presente em cada atividade realizada na instituição de educação infantil.
Dentro dessa proposta utilizaremos como eixo norteador do plano de trabalho a linguagem oral e escrita para auxiliar os bebês a explorar e ampliar o conhecimento de mundo, apreciar a leitura e contação de história, desenvolver gradativamente o vocabulário, participando cada vez mais do mundo letrado.
Serão inseridos na rotina, um conjunto de atividades envolvendo brincadeiras, desenho, pintura, interação com o espelho experimentação de sensações, cantigas, imitação de gestos e movimentação pela sala. Aproveitando as oportunidades de educar nas atividades rotineiras como à hora do banho, a hora das refeições, a troca de fraldas, conversando e cantado com elas e explicando o que estamos fazendo e promovendo situações de aprendizagem e desenvolvimento.
Assim sendo, este plano de trabalho visa integrar o desenvolvimento