Projeto Berçário 1
Professoras: Elaine Gislei Camargo de Oliveira e Carmen Waszak
Turma: Berçário 1
Período: 2º Semestre de 2014
Justificativa:
“Logo que aprende a andar, a criança parece tão encantada com sua nova capacidade que se diverte em locomover-se de um lado para outro, sem uma finalidade específica. O exercício dessa capacidade, somado ao progressivo amadurecimento do sistema nervoso, propicia o aperfeiçoamento do andar, que se torna cada vez mais seguro e estável, desdobrando-se nos atos de correr, pular e suas variantes.
A grande independência que andar propicia na exploração do espaço é acompanhada também por uma maior disponibilidade das mãos: a criança dessa idade é aquela que não pára, mexe em tudo, explora. ”
(BRASIL, 1998, v.3, p. 22)
O movimento é uma das primeiras conquistas da criança rumo a autonomia e a formação da identidade e as experiências relativas ao espaço e ao tempo.
As crianças conquistam um equilíbrio entre movimentos espontâneos e controlados e avançam no desenvolvimento de sua motricidade global, pois deslocam-se com gradativa destreza pelos espaço, aumentando a confiança em suas capacidades e habilidades motoras. A atividade corporal e uma necessidade fundamental para a criança nesta faixa etária, pois o movimento, a investigação e a exploração do ambiente e dos objetos é intensa, sendo também vivenciados novos padrões de posturas e movimentos corporais.
Portanto este projeto tem como proposta, estimular os movimentos, proporcionar desafios corporais e atividades com o corpo, utilizando recursos variados.
Objetivos gerais
Promover espaços/situações para que a criança possa manifestar seus desejos, vontades, necessidades, desagrados e sentimentos por meio da linguagem corporal e oral;
Propiciar um ambiente lúdico para a criança, que venha promover os seus desenvolvimentos psíquicos, físicos, sociais e emocionais, respeitando sua