Projeto Berçario - Aprendendo com o corpo
Educadoras: Nádia, Laureana e Socorro
Agrupamento EI-A Berçario
Projeto: Descobrindo o corpo através da brincadeira
JUSTIFICATIVA
No primeiro ano de vida as aquisições nas áreas sensório-motoras e psicoafetivas, são as bases da relação da criança com o mundo. .
Nessa fase, predomina a dimensão subjetiva do movimento, pois são as emoções o canal privilegiado de interação do bebê com o adulto e mesmo com outras crianças. O diálogo afetivo que se estabelece com o adulto, caracterizado pelo toque corporal, pelas modulações da voz, por expressões cada vez mais cheias de sentido, constitui-se em espaço privilegiado de aprendizagem. A criança imita o parceiro e cria suas próprias reações: balança o corpo, bate palmas, vira ou levanta a cabeça etc. (RCNEI, 1998, pg 21, vol.3)
É importante ajudar a criança a ter uma percepção adequada de si mesma compreendendo suas possibilidades e, ao mesmo tempo, auxilia-la a se expressar com maior liberdade, aperfeiçoando novas competências motoras. Para tanto, a hora de brincar torna-se um momento para além da recreação. Uma infância estimulante plena em brincadeiras possibilita o desenvolvimento de aptidões físicas, mentais e emocionais.
O movimento juntamente com a brincadeira são instrumentos de aquisição para a compreensão do mundo, para a construção de conhecimentos e apresentam um papel fundamental nas relações entre a criança e o mundo que a cerca, por isso consideramos importante a realização deste projeto como proposta a estimular os movimentos por meio das brincadeiras, propiciando um ambiente motivador, onde procuraremos estabelecer a qualidade de experiências vividas pela criança visando ainda, contribuir para seu desenvolvimento global.
OBJETIVO GERAL
Explorar, incentivar e vivenciar experiências sensoriais e corporais através de atividades lúdicas, para ampliar a capacidade exploratória e investigativa natural, o conhecimento de si, do outro, e do mundo.
OBJETIVOS