projeto pai
Portugal sem nenhum capital além de um entusiasmo indomável.
Com dinheiro emprestado, pagou um bom preço pela fábrica, a que deu o nome de Sociedade Anônyma Fábrica Votorantim.
Estava sendo plantada a semente do Grupo Votorantim.
923, a Sociedade Anônyma Fábrica Votorantim já possuía
3.400 empregados diretos. Milhares de famílias formaram-se, cresceram e criaram seus filhos em torno dessa fábrica. Era precisamente o que Pereira Ignácio sonhara ao estabelecer os alicerces de sua primeira Empresa.
Ficava claro que o Brasil precisava construir sua infra-estrutura: ferrovias, rodovias, vias urbanas, pontes e habitações. Ao ramo de tecelagem, Pereira Ignácio e José Ermírio adicionaram o de cimento. Uma verdadeira odisséia, como na construção do novo Viaduto do Chá. Do forno à estação ferroviária de Sorocaba, o cimento era transportado por uma estrada de ferro construída por Pereira Ignácio e José Ermírio – um extraordinário arrojo para a época. De Sorocaba à capital, a carga viajava quase
12 horas de trem. s cimento para o País crescer
Enquanto isso, as Fábricas de cimento do Grupo cresciam. No final dos anos 40, já eram cinco: duas em São Paulo, uma em Pernambuco, outra no Paraná e mais uma no Rio Grande do Sul. Em seguida, vieram Minas Gerais e novos pontos estratégicos do País.
Em cada Fábrica, enfrentavam-se novos desafios tecnológicos, riscos de mercado e juros para pagar.
Confiante nos resultados do trabalho e convicto de que este era o caminho que o Brasil precisava seguir, José Ermírio nunca mediu esforços para melhorar a eficiência de suas Empresas e de seus empregados.
Assim, além de gerar centenas de milhares de empregos diretos e indiretos, o cimento da Votorantim ajudou a erguer o sistema hidrelétrico nacional, fábricas, moradias, a cidade de