projeto pai
Nome da Equipe: Engenhais
Nome dos autores
Carolina Barbosa Mendes
Isabela Macedo Gomes Souza
Jéssica Maia
Mateus Mueller Monteiro
Matheus Barros Mendes
Rafaela Fontes Gonçalves
Nome do orientador
Luciana Menezes
2º semestre – matutino
1. JUSTIFICATIVA: A escassez de água é um problema que vem aumentando com o tempo, devido a uma grande parte da água estar poluída. Um estudo da revista Science (Julho de 2000) mostrou que aproximadamente dois bilhões de habitantes enfrentam a falta de água no mundo.
Visando esse problema, formas alternativas de “limpar” a água vêm sendo adotadas, utilizando materiais biodegradáveis para despoluir a água.
A membrana produzida a partir do acetato de celulose possui características que a classificam como um filtro (CARVALHO, BORGES e NOBREGA, 2001), deste modo podendo ser empregada em alguns processos de filtração de água. A membrana é fabricada atualmente a partir da celulose da madeira (RIBEIRO, 2010), entretanto novas fontes alternativas estão sendo testadas e utilizadas para o mesmo processo, como casca de coco, bagaço da cana-de-açúcar e o caroço da manga.
Na região nordeste há fontes inexploradas para a síntese deste material. O reaproveitamento da casca do coco verde traz inúmeros benefícios, pois o coco atualmente é um dos materiais que mais poluem a região litorânea com cerca de 70% de todo lixo produzido nas praias é oriundo do coco.
Com isso o reaproveitamento deste material, é um meio o qual ajuda tanto na despoluição das praias quanto nos processos de filtragem da água por um baixo custo.
2. OBJETIVOS:
2.1. Geral
Produção de uma membra com características filtrantes, utilizando a fibra do coco verde como matéria prima.
2.2. Específico
Utilizar a membrana produzida para filtros de agua;
Sintetizar e caracterizar a celulose; Montar um sistema prático e de baixo custo para a obtenção da membrana;