formação do professor
Aluna : Elze.
RESUMO
O presente artigo tem a intenção de discutir a atuação do professor como mediador dos conhecimentos escolares procurando contribuir para a formação de uma sociedade verdadeiramente pensante. O professor deve atuar como mediador do conhecimento, de forma que os alunos aprendam os saberes escolares interagindo com o outro, e assim contribua para que o aluno desenvolva o senso crítico e participe ativamente da vida social. Desse modo, cabe ao professor colocar-se como ponte entre aluno e o conhecimento e cabe ao aluno participar ativamente desse processo.
Este artigo tem por finalidade destacar a importância do papel mediador do professor no processo de ensino-aprendizagem e da consciência de que ensinar não é transferir conhecimento, mas sim possibilitar a construção do mesmo de forma crítica e ativa.
Palavras-Chave: Docente; Mediador; Conhecimento; Avanços tecnológicos.
INTRODUÇÃO
Aqui discutiremos o papel do professor na educação, de forma que este possa se assumir como mediador, na construção de uma sociedade mais justa, na qual os educandos desenvolvam a criticidade e criatividade e possam, dessa forma, lutar pelos seus interesses em meio à sociedade.
O professor além de ser educador e transmissor de conhecimento, deve atuar, ao mesmo tempo, como mediador, ou seja, o professor deve se colocar como ponte entre o estudante e o conhecimento para que, dessa forma, o aluno aprenda a “pensar” e a questionar por si mesmo.
Gadotti (2000, p. 9) afirma que:
...o educador é um mediador do conhecimento, diante do aluno que é o sujeito da sua própria formação. Ele precisa construir conhecimento a partir do que faz e, para isso, também precisa ser curioso, buscar sentido para o que faz e apontar novos sentidos para o que fazer dos seus alunos
Percebemos então, que em relação à educação, o docente tem nas mãos a responsabilidade de agir como sujeito em meio ao mundo e de ensinar para seus alunos