Fernando Pessoa
Biografia
Fernando António Nogueira Pessoa nasceu em Lisboa, no dia 13 de Junho de 1888.
Passa a juventude em Lisboa, viajando mais tarde para a
África do Sul, donde regressa com 17 anos frequentando o curso de letras. Ficou sobretudo conhecido como grande prosador do modernismo (ou futurismo) em Portugal.
Expressa-se tanto com o seu próprio nome, como através dos seus heterónimos: Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e
Ricardo Reis. Em vida apenas publicou um livro em
Português: o poema épico Mensagem, deixando um vasto espólio que ainda hoje não foi completamente analisado e publicado. Fernando Pessoa morre a 30 de Novembro de 1935, de uma grave crise hepática induzida por anos de consumo de álcool, no hospital de S. Luís.
Fernando pessoa ortónimo e heterónimos
“Fernando Pessoa é uma das personalidades mais complexas e representativas da literatura europeia do século XX. É como ensaísta que primeiro se revela, ao publicar, em 1922, na revista A Águia uma série de artigos sobre “ A Nova Poesia Portuguesa”. O ano de 19144 fica, na biografia interior do poeta, como um ano decisivo, pelo aparecimento dos heterónimos. “ Dicionário da Literatura
Fernando Pessoa (ortónimo)
Alberto Caeiro (heterónimo)
Ricardo Reis ( heterónimo)
Álvaro de Campos (heterónimo)
Alberto Caeiro
Alberto Caeiro era o mestre de todos os outos heterónimos e do próprio ortónimo. Apresenta-se como um homem simples, ingénuo, que se entrega ás sensações, principalmente as visuais. Para Caeiro, a realidade é o que se vê, se constata , não é subjectiva. Diz-se anti metafisico.
Interessa-se pela Natureza, pela linguagem simples e directa, pela prosa, pela naturalidade, pelas comparações simples e originais Alberto Caeiro
Temáticas:
Objectivismo;
Anti metafisico;
Sensacionismo.
Estilo:
Verso livre;
Linguagem simples;
Estilo discursivo.
Ricardo Reis
Ricardo Rei, surge como uma pessoa