Projeto PAA Literatura Perif rica
Projeto de Apoio à Aprendizagem
Projeto:
Literatura periférica na sala de aula
A importância de literatura periférica
Público alvo: 8º e 9º E.F. e todos os anos do E.M.
Quando, faz uma década, um novo movimento literário começou a se articular nas periferias do país, muitas reações foram de suspicácia. A grande circulação destes autores e obras, passando de pequenas editoras e revistas, a frequentar prêmios e eventos literários, boa parte da crítica não deu muita relevância ao movimento, acreditando que se trataria de uma moda passageira. Argumentou-se que o seu sucesso se devia a uma estratégia do mercado editorial, que ante o interesse “voyeurístico” do leitor de classe média pela violência nas periferias, propunha o artifício da “autenticidade”: quem “vive” no tema tem o conhecimento direto, pelo que nada melhor que o “olhar interno” do “autor nativo”, a favela narrada “desde dentro”. Se só se reconhece o valor desta literatura pela sua pretensa “autenticidade”, se corre o risco de ignorar a grande qualidade literária de muitas destas obras, ademais de outros efeitos socioculturais paralelos que não são nada irrelevantes. Um deles, talvez dos mais interessantes, é a capacidade destes autores para conectar com crianças e adolescentes da periferia, despertando curiosidade e interesse pela literatura, gerando hábitos de leitura em ambientes nos que esta normalmente estava ausente.
Justificativa:
Na cidade de São Paulo, a literatura marginal periférica ecoa com crescente vigor, sobretudo a partir do final dos anos de 1990. A multiplicação de saraus por toda a cidade reforça a cena (ou movimento), também influenciada pelo Hip-Hop.
Essa temática está presente na vida de nossos alunos. Pretendo com o presente projeto aproximar de forma crítica e consciente os alunos a sua própria realidade, para que assim possam enxergá-la sob uma nova ótica.
Objetivos:
Pretendo apresentar a literatura periférica aos alunos do 8º e 9º do ensino fundamental e