Projeto Oficina Experiências Matemáticas para Ensino Fundamental
JUSTIFICATIVA: O professor, ao planejar suas ações para as oficinas denominadas “Experiências Matemáticas”, devem adotar tais princípios ao organizar, selecionar e elaborar as atividades a serem desenvolvidas. Nessa oficina cabe oferecer atividades lúdicas e diferenciadas para que todos desenvolvam suas habilidades e competências ao seu tempo próprio. O trabalho com a retomada de conceitos em “Experiência Matemáticas” deve também ter perspectiva o desenvolvimento de atitudes dos alunos em relação aos conhecimentos matemáticos como: capacidade de investigação e perseverança na busca de resultados, valorizando o uso de estratégias de verificação e controle de resultados; predisposição para alterar a estratégia prevista para resolver uma situação- problema quanto ao resultado não for satisfatório; reconhecimento de que pode haver diversas de resolução para uma mesma situação problema.
OBJETIVOS:
• Adquirir conhecimento Matemático através de jogos diversos;
• Explorar estratégias de cálculo para chegar a soluções;
• Desenvolver autonomia e a auto confiança na realização das atividades;
• Rever e aprofundar conceitos e procedimentos matemáticos por meio de uma metodologia diferenciada e de modo lúdico;
• Desenvolver o conhecimento Matemático para a compreensão e transformação do mundo à sua volta.
METODOLOGIA:
O trabalho com as atividades matemáticas deve ser interligadas com o currículo básico, de forma diferenciada e significativa; elaborando situações problema (incluindo problematização de jogos). Os alunos relacionarão observações do mundo real com representações com princípios e conceitos matemáticos (esquema, tabelas, figuras, escritas numéricas, gráficos, desenhos, construções, etc.)
As atividades deverão apresentar caráter lúdico e desafiador para que o aluno amplie e consolide seus conceitos matemáticos.
RECURSOS:
Para favorecer o processo ensino aprendizado são