Projeto Musica
A linguagem verbal e não verbal na musicalização na Escola
Justificativa:
As diferentes formas de linguagem fazem do homem um ser completo em relação aos demais animais. É com ela e através dela que ele interage com o próximo e com o mundo. Há diferentes linguagens na forma de se expressar. Seja na linguagem verbal ( palavra escrita ou falada) ou na não verbal ( quando não se utiliza de palavras ) mas de sons, cores, dança, pintura símbolos, gestos entre outros.
Os sons, e em especial a musica, é uma das linguagens na qual o homem mais se expressa, pois é nela que ele se emociona, demonstra suas sensações ou percepções sobre o mundo que o rodeia. Independentemente da idade cronológica humana, é com a música que ele mais educa seus sentidos, numa linguagem mundial, que o aproxima de outros homens, independente do lugar onde viva. É na infância que o conhecimento dessa linguagem se torna ainda mais importante pois é nela e durante ela que a criança amplia seu universo de mediações e interações. É através da musica que a criança ampliará sua sensibilidade e consequentemente seu desenvolvimento. Dessa forma, conhecendo diferentes sons seja através de seu próprio corpo ou de objetos que produzem diferentes sons, cantar e ouvir boas músicas, contribuirão para a entrada e permanência do aluno em um universo maior e para a compreensão e exploração de uma linguagem que contribui muito para o crescimento moral, ético e cultural do mesmo.
Sendo assim , o presente projeto se justifica, por aproximar o aluno a uma sensibilidade musical muito maior através da linguagem musical.
Objetivos:
• Promover a valorização da música na escola;
• Utilizar-se da música como um fator de sensibilização das crianças, colaborando na formação integral do educando;
• Iniciar a construção de conceitos musicais, como: timbre, intensidade (forte, médio e fraco), duração (curto e longo), altura (grave e agudo);
• Oportunizar momentos culturais;
• Divulgar no