pielonefrite
14/09/2013. 16:00 hs. Paciente com boa mobilidade física, sem queixas de dor; SSVV: PA: 110X80 mmHg; T:35,9C; P: 80 bmp; R: 20 vpm. Orietações sobre ingesta hídrica. Acad. de Enfermagem Etelvina Lyra
CONSIDERAÇÕES
O cuidado de enfermagem inclui a atenção nos diversos momentos do processo saúde-doença e do ciclo vital. A assistência de enfermagem aos pacientes com afecções do sistema respiratório é semelhante na maioria das patologias que afetam o tal sistema, onde observamos que a prevenção das crises, ou até mesmo do adoecimento, é a melhor forma de evitar complicações futuras.
É de grande importância o papel da enfermagem no que diz respeito às intervenções e orientações ao paciente acometido por pneumonia. Neste estudo de caso identificamos os problemas e aplicamos os Cuidados de Enfermagem para que estes possam com segurança e qualidade permitir um acompanhamento individualizado, pensando na melhoria do cuidado o paciente.
Ao que pudemos presenciar, concluímos que a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é favorável no hospital para um bom prognóstico. Percebemos, na prática, que a melhor assistência é a individualizada e humanizada, assistindo o cliente como um ser único, respeitando as suas necessidades biopsicossociais.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 1. SMELTZER & BARE, Tratado de Enfermagem Médico-cirúrgica, Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2011.
2. ROBBINS & COTRAN, Fundamentos de