Projeto Multidisciplinar II
Organização e Metodologia da Educação Infantil
Educação Infantil anos atrás não era prioridade para os órgãos governamentais, o atendimento para crianças de 0 a 6 anos era realizado por instituições que prezavam as mudanças da sociedade impactadas pela revolução industrial, e conseqüentemente as mudanças econômicas.
Não podemos nos referir a educação infantil nas décadas de 50 até 70 sem descrever os avanços consecutivos antes desta década até os dias atuais.
Hoje embora com os avanços obtidos, existe ainda uma precariedade na educação infantil no setor publico, mães ainda sofrem com a falta de recursos para seus filhos, optando para as instituições particulares e algumas ONGs.
O setor privado colabora bastante com esta deficiência do setor público referente ao ensino infantil.
Nossa idéia é mostrar para todos como foi a luta da sociedade em busca de melhores condições de vida para seus filhos, e para a sua família
1920 : Os cuidados com a Educação Infantil era de exclusivamente filantrópico esta década foi conhecida pela democratização do ensino, onde todos defendiam o direito de todas as crianças, consideradas como iguais" (Kramer, 1995, p.55). 1930: O Estado buscou (financiamento) de órgãos privados, para colaborar com projetos referente a proteção da infância. Nesta época criou-se alguns órgãos como: (Ministério da Saúde; Ministério da Justiça e Negócios Interiores, Previdência Social e Assistência social , Ministério da Educação e também a iniciativa privada). Uma época marcada pelo cuidado com a integridade física e higiênica das crianças e o combate a mortalidade Infantil.
1940: Criação do departamento Nacional da Criança, vinculado ao Ministério da Educação e Saúde, onde seu objetivo era de organizar as atividades dirigidas à infância.
1950: Nesta década ainda havia uma forte tendência médica-higiênica, e