Projeto mulher
Aluno: Mara Franzoni RA 7900136 Noemi Mariano Leite RA 0901373621 Rosana Cristina Gonçalves Pereira RA 7900131 Rosemeire Ap. De Campos Ferraz Perin RA 0500211
Semestre: 6° Semestre turma C
Modulo: Administração e Planejamento.
Pólo: Universidade Anhanguera Uniderp- Piracicaba-SP
Profº: Edilene Maria de Oliveira Data: 03/10/2011
Piracicaba 2011
INTRODUÇAO
Historicamente a mulher vem conquistando um espaço importante nas varias facetas do desenvolvimento da sociedade, que antes era dominada pelos homens, porem há muito a ser conquistado e o respeito ao gênero feminino definitivamente estabelecido. A violência contra a mulher é um fenômeno de nível mundial e uma triste realidade em nosso país, milhares de mulheres são vítimas de violência todos os dias e de todos os tipos, seja ela, física, psicológica, moral ou sexual, e perpetua por varias gerações. E seu aspecto se enfatiza no gênero, “A violência masculina contara mulher manifesta-se em todas as sociedades falocêntrica. Como todas o são, em maior ou menor medida, em verifica-se a onipresença deste fenômeno” ( Saffiote e Meida, 1995:05). Os números estatísticos apontam, devido que as agressões são em sua maioria nos ambientes privados, nos lares e cometidas por indivíduos em que a vitima estabelece vinculo afetivo, e por esse motivo a denuncia deixa de acontecer.
Ainda que seja um fenômeno reconhecidamente presente na vida de milhões de brasileiras, não existem estatísticas sistemáticas e oficias que apontem para a magnitude deste fenômeno. Alguns poucos estudos, realizados por institutos de pesquisa não governamentais, como a Fundação Perseu Abramo, apontam que aproximadamente 20% das mulheres já foram vitimas de algum tipo de violência domestica (Brasil, 2010)
Segundo pesquisas da Fundação Perseu Abramo, existe 20 modalidades de violência e duas em