Projeto mulher politizada
PROJETO MULHER POLITIZADA
1. APRESENTAÇÃO
O Projeto Mulher Politizada – volta-se para uma faixa da população de baixa renda e tem como objetivo desenvolver ações junto a grupos de mulheres, buscando uma interação deste trabalho com a população, procurando cada vez mais contribuir para a superação da dificuldade de fazer valer as políticas de gênero existentes no país que infelizmente teimam em não sair do papel.
Mais especificamente as ações serão voltadas para o desenvolvimento humano da mulher, seja qual for sua segmentação na sociedade ( mães de alunos e alunas, mulheres chefes de família, vitimas de violência, viciadas, etc.)
A nossa proposta é construir junto com essas mulheres a capacidade de elas poderem se olhar na sociedade como membro participante e determinante, capaz de interagir, mudar e transformar. Isto se torna possível através de ações educativas de sociabilidade por meio da arte, política dando subsídios para que busquem conhecer seus deveres e direitos como saúde, trabalho, educação, moradia e lazer e sobre tudo o respeito. Tem-se como objetivo que essas ações educativas levem a construção da cidadania, bem como o resgate de suas identidades e autonomia.
2. JUSTIFICATIVA
Este projeto tem como objetivo a explanação acerca das políticas para as mulheres visto que este tema no município de Aporá é tão pouco discutido, e muitas mulheres continuam sendo vítimas dentro de suas famílias e/ou na comunidade em que estão inseridas por não terem nenhum conhecimento das leis que as protegem e garantem a sua dignidade. Além disso, capacitando-as como agentes multiplicadoras, para que possam pautar de forma mais ampla a questão do gênero buscando conscientizar a comunidade em especial os jovens para a efetivação de políticas públicas voltadas para as mulheres.
Este trabalho está fundamentado também no fato das autoridades locais (a exemplo da policia militar e civil) não conhecerem ou não executarem as leis que