MOVIMENTOS SOCIAIS E JUVENTUDE
DISCIPLINA: CLASSES, MOVIMENTOS SOCIAIS E SERVIÇO SOCIAL
PROFESSORA: EVELYNE MEDEIROS
MOVIMENTOS SOCIAIS E JUVENTUDE
ALUNAS: Andressa de Oliveira Gregorio Marília Rodrigues Bezerra
Iguatu – Ceará
2013
1. Introdução
Para se entender como vem se configurando os movimentos sociais, é de fundamental importância compreender o contexto social, político e econômico em que estão inseridos. Por isso, traremos uma breve explanação a respeito do desenvolvimento capitalista - partindo da sua entrada no estagio monopolista -, buscando entender como as estratégias utilizadas pelo capital para garantir a sua lucratividade e hegemonia do seu ideário, vem atingir os países periféricos, a classe trabalhadora e suas mobilizações.
2. O século XX e os seus conflitos
Com a queda dos impérios coloniais da Espanha e Portugal, tem-se a necessidade da implementação de uma nova forma de dominação de uma nação sobre a outra que favorecesse o desenvolvimento capitalista, com isso instaura-se o Neocolonialismo. Surge no período marcado pela Revolução Industrial, porém só se consolida na passagem do capitalismo concorrencial para o estagio monopolista.
O Neocolonialismo representa uma dependência econômica e política dos países periféricos em relação às metrópoles imperialistas, que nesse momento de emergência, tinha como potência central a Inglaterra.
Como resultado da Segunda Guerra Mundial, em meados do século XX, a potência imperialista passa a ser então os Estados Unidos da América. Consta-se também nesse período histórico, para além do desenvolvimento capitalista norte americano, a expansão das ideias socialistas a partir da influência soviética que vinha se consolidando desde 1917, com a experiência da Revolução Russa. Nessa contradição, se gesta o processo que culminou na Guerra Fria (1946-1989), marcada pela ofensiva norte-americana que visava conter a expansão comunista, trazendo como consequência a