Projeto: Mulheres em ação
aPRESENTAÇÃO
Uma cidade em expansão territorial, crescimento econômico e populacional acelerado provoca o aumento de periferias com auto índice de vulnerabilidade e risco social avançado.
Teixeira de Freitas é município do estado da Bahia. Sua população estimada é de 140 709 mil habitantes numa área de 1.154 km², sendo Teixeira de Freitas a maior cidade do extremo sul baiano, apesar de ser a mais recentemente emancipada em 1985, tendo apenas 27 anos. Situado na zona leste da cidade citada, o território pesquisado abrange os bairros caminho do mar I e II e o Nova America. Os dois primeiro bairros acima possuem uma vulnerabilidade muito grande, residindo ali aproximadamente 1.314 domicílios, contendo escolas, farmácia, posto de saúde, mercados, etc.
Acreditando em uma mudança no quadro social do bairro caminho mar, foi elaborado o Projeto Mulheres em Ação. O projeto vem resgatar dessas mulheres o sonho de ser profissional, mãe, esposa e também gestoras de seus lares, sendo mais valorizadas por seus parceiros familiares e sociedade. justificativa Nos 25 dias de estagio e pesquisas nesse território periférico foram abordadas 15 famílias, que através da observação dialogo e entrevistas foram detectadas varias situações de riscos precisando de uma intervenção social. Em cada entrevista a família é classificada com o numero de indivíduos, idade, sexo, nível de escolaridade, tipo de casa, se possui energia elétrica, água, destino das fezes, destino do lixo, renda entre outros dados.
O dado que mais me chamou a atenção foi o fato de todas as mulheres, donas de casa não terem o segundo grau completo, curso profissionalizante e não trabalham para ajudar nas despesas da casa, já que a renda familiar é tão pouca e em alguns casos não existe. Vendo a necessidade de uma intervenção, foi elaborado o Projeto Mulheres em