Trajetória da Engenharia
2) Marco da Origem do nascimento da Engenharia de Produção.
3) Mediante conhecimento das áreas e subáreas da Engenharia de Produção, mencione com qual você se identifica e justifique.
(1) A analise da história da Engenharia de produção surge, tal como a conhecemos nos dias atuais, de¬senvolveu-se e tornou-se mais notória a partir da Revolução Indus¬trial. Teve seu início no Reino Unido, em meados do século 18, e expandiu-se pelo mundo no século seguinte, trazendo consigo um grande avanço econômico e social. O berço da disciplina foi a indústria metal-mecânica e a Economia, com o título, para alguns professores, de Econometria, como um curso de pós-graduação nas faculdades de forma teórica e nas empresas de forma prática - teórica. Em sua origem, tomou forma com o nome de Engenharia da Produção - Industrial e foi preconizada por F.W. Taylor, Frank e Lillian Gilbreth, H.L. Gantt, Walter A. Shewart, Henry Fayol, dentre outros. Para mais tarde, com o advento da produção em massa (escala - industrial), difundida por Henry Ford, e posteriormente a produção enxuta, concebida por Taichii Ohno dentro da Toyota, Engenharia Industrial.
(2) O marco que deu origem ao nascimento da Engenharia de Produção na história e que quebrou o paradigma do desenvolvimento da técnica pelo empirismo, além de ter contribuído para a disseminação da ciência, foi a mecanização do processo de impressão, desenvolvido por Johannes Glensfleisch Gutenberg, por volta do ano de 1450. A origem da Engenharia de Produção, por sua vez, é mais recente, tendo seu início há pouco mais de um século. Seus prin¬cipais representantes são Frederick Winslow Taylor e Henry Ford, responsáveis pela aplicação de conceitos de racionalidade econô¬mica aos sistemas de produção e, também, pela transformação dos conhecimentos, antes empíricos, em conhecimentos formal¬mente estabelecidos.
A área de atuação da engenharia de produção que mais identifiquei-me foi a