Pluralidade Cultural
A temática da Pluralidade Cultural diz respeito ao conhecimento e à valorização das características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no território nacional, às desigualdades socioeconômicas e à critica as relações sociais discriminatórias e excludentes que permeiam a sociedade brasileira.
Por trabalhar com a diversidade humana, comporta uma ampliação de horizontes para o professor e para o aluno, oferecendo elementos para a compreensão de que respeitar e valorizar as diferenças étnicas e culturais não significa aderir aos valores do outro, mas sim, respeitá-los como expressão da diversidade, respeito que é, devido a todo ser humano, por sua dignidade intrínseca, sem qualquer discriminação.
O Brasil não é uma sociedade regida por direitos, mas privilégios. Os privilégios, por sua vez, assentam-se em discriminações e preconceitos de todo o tipo: socioeconômico, étnico e cultural. Apesar da discriminação, da injustiça e do preconceito, o Brasil tem produzido também experiências de convívio e da interetnicidade, a reelaboração das culturas de origem, constituindo algo intangível que se tem chamado de brasilidade, que permite a cada um reconhecer-se como brasileiro.
Historicamente, registra-se dificuldade para se lidar com a temática do preconceito e da discriminação racial/étnica. Na escola, muitas vezes, há manifestações de racismo, discriminação social e étnica, por parte dos professores, de alunos, da equipe escolar, ainda de maneira involuntária ou inconsciente. Essas atitudes apresentam uma violação da legislação anti discriminatória (Constituição Federal de 1988), aonde se diz que discriminação racial é crime. E são essas atitudes que se tornam obstáculos ao processo educacional, pelo sofrimento e constrangimento a que essas pessoas se veem expostas.
Mudar mentalidades, superar o preconceito e combater atitudes discriminatórias são finalidades que envolvem lidar com valores de reconhecimento e respeito