Projeto monografico
“O TRATAMENTO DA LINGUISTICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: Um estudo de caso nas escolas da rede estadual de ensino do município de chapadinha”
1.2 PROBLEMA
Qual é o tratamento dado à linguística nas aulas de língua portuguesa nas escolas da rede estadual de ensino do município da chapadinha?
1.3 HIPÓTESES
A pouca utilização da linguística nas aulas de língua portuguesa.
A supra citação da gramática normativa em declínio ao uso dos estudos linguísticos nas aulas de português.
1.4 OBJETIVOS
1.4.1 GERAL
Explorar o conhecimento linguístico nas aulas de língua portuguesa, enfatizando sua presença e seu valor qualitativo nesta disciplina.
1.4.2 ESPECÍFICOS * Entender o tratamento dado à linguística no curso de língua portuguesa com o foco entre as mesmas. * Compreender as especificidades dos estudos linguísticos * Distinguir os parâmetros linguísticos dos gramáticos nas aulas de língua portuguesa
1.5 JUSTIFICATIVA
Trazer a tona o conhecimento linguístico que ate o momento é pouco citado nas aulas de língua portuguesa tornando mais transparente a analise acerca da sapiência linguística; assim é útil uma pesquisa de campo que identifique e contemple a relação e a diferenciação entre a linguística e a gramática normativa a fim de desenvolver uma discussão sobre o papel de ambas no curriculum de língua portuguesa. Este estudo terá como base os conteúdos bibliográficos e aplicação dos mesmos nas aulas de língua portuguesa.
1. REFERENCIAL TEÓRICO
Uma aula de língua portuguesa é aquela em que se apresenta pedagogicamente as estruturas funcionais e linguistas da língua materna. Essencial, as aulas de língua portuguesa têm como objetivo a informação e a formação discente acerca da linguagem, da grafia e da oralidade.
Segundo Antunes (2003, p.19):
“Um exame mais cuidadoso de como o estudo da língua portuguesa acontece, desde o Ensino Fundamental, revela a persistência de uma prática pedagógica que, em muitos aspectos, ainda