Transtornos sexuais
O comportamento sexual humano é diversificado e determinado por uma combinação de vários fatores tais como os relacionamentos do indivíduo com os outros, pelas próprias circunstâncias de vida e pela cultura na qual ele vive. Por isso é muito difícil conceituar o que é "normal" em termos da sexualidade. O que se pode afirmar em relação a isso é que a normalidade sexual está relacionada ao fato da sexualidade ser compartilhada de forma que o casal esteja de acordo com o que é feito, sem caráter destrutivo para o indivíduo ou para o parceiro e não afronta regras comuns da sociedade em que se vive.
A anormalidade pode ser definida quando há uma fixação em determinada forma de sexualidade ou em determinada pessoa, ou ainda quando a pessoa não consegue desfrutar de outras formas de prazer. O transtorno sexual é uma perturbação no desejo sexual e alterações psicofisiológicas que caracterizam o ciclo de resposta sexual, causado sofrimento acentuado e dificuldade interpessoal.
Desenvolvimento
Tabu para uns, prazer para outros. O sexo é concebido de diferentes maneiras por cada indivíduo. Pode determinar relacionamentos e até mesmo salvar casamentos. Além do mais, trás benefícios para a saúde, ativa a circulação sanguínea, deixa à pele mais viçosa, melhora a qualidade do sono, alivia dores de cabeça, reumáticas e menstruais. Muitos, para apimentar o relacionamento na hora ‘H’, utilizam de artifícios e dão assas a imaginação. O que é super saudável e aconselhado, mas assim, como tudo na vida, deve haver um equilíbrio. Certas fantasias e o abuso da imaginação podem ser um transtorno psicológico que deve ser tratado. A pedofilia, por exemplo, é um crime que deve ser punido com rigor. A linha entre fantasia e patologia é tênue, por isso o esclarecimento e a observação são fundamentais. Segundo a médica e psicanalista, Soraya Hissa de Carvalho, a sexualidade é uma área significativa do comportamento de uma pessoa e revela muito