Projeto Monografico
TEMA
Cidade, Junho de 2014
ALUNO
TEMA
Orientador (a): Prof (a) ______________
Cidade, Junho 2014
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO 01
2. PROBLEMATIZAÇÃO 03
3. JUSTIFICATIVA 04
4. OBJETIVOS 06
4.1 Objetivo Geral 06
4.2 Objetivos Específicos 06
7. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICO 07
8. METODOLOGIA 10
9. CRONOGRAMA 11
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
1. INTRODUÇÃO
A matemática tem múltiplas relações com os jogos lúdicos e permite ao educador realizar múltiplas atividades empíricas para favorecer ao educando a compreensão da lógica matemática.
Friedman (2000) considera que os jogos lúdicos se encontram na gênese da construção do conhecimento, da apropriação da cultura e da constituição da criança como sujeito humano, como aspecto fundamental do processo de formação. Os jogos aumentam a capacidade de fruição e criação das alegrias culturais e para poder recriar cotidianamente a realidade na escola.
A escola utiliza bem pouco, os jogos lúdicos porque o modelo tradicional de ensino enfatiza de forma mais abrangente os conteúdos que os esquemas de aprendizagem construtivos com brinquedos e brincadeiras na organização pedagógica do tempo e do espaço escolar. Na visão tradicional o jogo na educação de crianças tem uma conotação negativa, por ser entendida apenas como atividade recreativa. A investigação em educação matemática tem mostrado que, a nível nacional, as práticas de ensino da matemática no nível de ensino fundamental continuam a ser dominados por uma visão tradicionalista.
O objetivo deste estudo é identificar as formas de inserção dos jogos lúdicos como recurso pedagógico para as aprendizagens em matemática na 4ª série do Ensino Fundamental, e propor forma de capacitar o professor para este fim. Pretende-se analisar como utilizar esses recursos numa perspectiva construtivista correlacionado os